Stress pós-férias – Como sobreviver?

Cheguei no sábado da roadtrip pela Andaluzia, durante 9 dias, percorri a costa do sol, conheci novos lugares e pessoas inspiradoras…foi absolutamente gratificante!!

Estou à 3 dias em Lisboa, continuo de férias, mas já sinto a neura do fim de férias a instalar-se, parece que ficamos com aquele sentimento de melancolia… até dói!!!

Sejamos sinceros, não há ninguém que goste de regressar à vida real depois de umas férias maravilhosas, todos desejamos, bem lá no fundo, que elas se prolonguem por mais algumas semanas 😉

Durante muitos anos, aproximadamente 8 anos, sofri muito com stress pós-ferias, como vocês sabem eu sou viciada em viajar…por isso o regresso a vida real era sempre muito difícil…até que percebi que as coisas não têm de ser assim tão difíceis, por isso nos últimos 2 anos, comecei a programar com antecedência o regresso a vida real de forma a fazer uma transição mais tranquila… da alegria das férias para a monotonia do dia-a-dia.

10032311-Wooden-vacation-sign-Isolated-on-the-white-background-Stock-Photo

Compilei um conjunto de “truques” que utilizo e que me têm ajudado:

  1. Evito ir de férias com a casa toda desarrumada e nunca deixo comida perecível no frigorífico, por incrível que pareça chegar a casa encontra-lá impecável e cheirosa, ajuda a perceber que a vida real não é um paradise mas também não é assim não má – “Home sweet home”
  2. Quatro dias antes de começar a trabalhar, começo ajustar os horários de sono e das refeições ao dia normal de trabalho,  ajuda-me a eliminar aquela sensação de “obrigação de acordar cedo para ir trabalhar”.
  3. Evito começar a trabalhar a uma 2ªf, sempre que seja possível, opto por começar a uma 5ªf, assim não tenho aquele choque de trabalhar durante 5 dias seguidos depois de semanas sem horários.
  4. Nada de presas, somos seres humanos por isso não dá para carregar no botão de ligar e desligar. No 1º dia opto por tarefas simples, como organizar a secretária e a caixa de e-mail e falar com os colegas sobre possíveis projectos que possam ter surgido durante o período de ausência.
  5. Após o regresso de férias, evito sair depois do horário de trabalho é muito importante garantir que tem tempo diário para estar com a família e os amigos, regressar de férias não deve ser sinónimo de ausência de vida social.
  6. Começo a planear as próximas férias, é tão bom viajar e a excitação de planear é qualquer coisa que eu não sei explicar…uma sensação muito boa!! E para aqueles que pensam que para viajar precisam de um budget enorme, estão enganados, porque não dar uma escapadinha de fim-de-semana? Vai “para fora cá dentro”, o que importa é sair da rotina.

Quis partilhar estes conselhos para te ajudar a minimizar a clássica ressaca pós-férias… experimenta um, e, se não resultar, tenta outro. E não te esqueças, se tiveres outros conselhos partilha aqui no blog ou nas minhas redes sociais.

Nyce

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s